METODOLOGIA



• PESQUISA QUANTITATIVA >>

Se sua empresa precisa de dados em números específicos, este é o método mais indicado.

Pesquisas Quantitativas são feitas para conhecer numericamente as características, ideias ou atitudes explícitas e conscientes que pessoas de um determinado grupo têm em comum e podem ser direcionadas através de entrevistas pessoais, pesquisas telefônicas, questionário eletrônico, entre outros formatos.

Os resultados obtidos são mais concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Por isso, essas pesquisas permitem o teste de hipóteses e geram índices com os quais, ao longo do tempo, pode-se traçar um histórico das informações.

Dentre as subdivisões de Pesquisa Quantitativa, elencamos as seguintes:

- Pesquisa de Opinião Pública

Procura mensurar o conhecimento da população sobre determinados assuntos, conferir o consenso da opinião pública na área social, econômica e política, aferir a imagem das instituições e detectar as aspirações da população, entre outros.

- Pesquisa de Acompanhamento e Desempenho
Administrativo

Constata os principais problemas da população, avalia o desempenho do governante, verifica a imagem da administração pública, o grau de conhecimento dos projetos e obras realizadas e averígua o grau de satisfação com os serviços públicos ou a atuação do governante em face dos principais problemas vivenciados pela população.

- Pesquisa Política Eleitoral

Procura detectar as intenções de voto do eleitor a cada momento e as razões desse voto, verificando o potencial de adesão ou rejeição dos candidatos, descobrindo assim seus pontos fracos e fortes.

- Pesquisa de Mercado e Marketing

Responde as principais perguntas das organizações sobre seus produtos, serviços, mercados, clientes e concorrentes. Esta ferramenta auxilia o Planejamento Estratégico das empresas, fornecendo possíveis cenários futuros de cada mercado estudado.

• PESQUISA QUALITATIVA >>

Se sua empresa está precisando de informações detalhadas, que extraiam dos entrevistados opiniões intrínsecas de forma clara e precisa, este é o método indicado.

Pesquisas Qualitativas buscam informações através de um número limitado, porém representativo de elementos amostrais, tornando possível a obtenção de opiniões em profundidade e detalhamento e as razões para determinadas posições assumidas. Por exemplo, às vezes o entrevistado não fala com clareza de suas opiniões, ideias e atitudes e, com uma pesquisa qualitativa, conseguimos saber o que está implícito nas respostas obtidas.

Feita, preferencialmente, através de discussões em grupo, uma pesquisa qualitativa objetiva serve para:

- Identificar o que a população sabe ou pensa sobre determinado assunto, conhecendo-se, assim, a versão popular dos fatos;
- Esclarecer que imagem acerca de um tema os diferentes segmentos sociais possuem, identificando os menos ou mais sensibilizados e o que é aceito ou não;
- Testar, nos casos de pesquisa eleitoral, o que a população pensa sobre a plataforma política do candidato quanto a transporte, educação, saúde, etc., bem como temas e “bandeiras” a serem levantadas;
- Fornecer o código de linguagem de cada segmento social, bem como suas aspirações e expectativas;
- Apontar os critérios que cada segmento utiliza para construir suas ideias e opiniões a respeito do tema escolhido, indicando quais são as possíveis/prováveis influências;
- Utilizar as informações obtidas na elaboração da estratégia de comunicação, em termos de conteúdo (o que comunicar) e a forma (como se comunicar em cada segmento social).

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